Descobrir as melhores maneiras de atrair e se relacionar com o seu público alvo através das Redes Sociais é uma forma de garantir resultados consistentes de longo prazo. E isso é possível através de conteúdo estratégico nas Mídias Sociais.

Essa estratégia poderosa de Marketing possibilita que marcas ou empresas criem conteúdos relevantes e que conduzam naturalmente o seu público até a solução de um problema que seu produto ou serviço resolvem. 

Pelas Redes Sociais é possível se aproximar do público alvo e estabelecer uma comunicação mais leve, mas também empoderada de conteúdo.

Por isso, é importante conhecer quais os tipos de conteúdo que vão proporcionar o fortalecimento e presença da sua marca e possibilitar a recomendação dos seus produtos ou serviços no futuro.

Como Criar Conteúdo para as Redes Sociais

Identifique o seu público.

Independente da estratégia que você for utilizar, é necessário conhecer o seu público para criar conteúdos direcionados ao interesse dele.

Se você é um influenciador digital e trabalha no nicho de viagens por exemplo, é bem provável que o seu público esteja no Instagram, afinal de contas a principal proposta dessa rede é oferecer conteúdos em Fotos e Vídeos. 

Por isso, é fundamental além de conhecer o seu público, você saiba onde ele busca informações relacionadas à viagem.


Tenha objetivos bem definidos.

Saber da importância de criar conteúdos para diferentes etapas do seu funil de vendas é fundamental para conseguir manter o fluxo constante de pessoas na sua lista de e-mails, página de vendas e whatsapp. 

Você pode estar querendo vender mais ou melhorar o posicionamento da sua marca, por isso, é primordial que seus conteúdos estejam direcionados para os interesses do seu público alvo e que vão de encontro ao seus objetivos.

Tipo de Conteúdo para cada Rede Social

Conhece alguma pessoa ou marca que posta o mesmo conteúdo em todas as Redes Sociais? Acredite, essa está longe de ser a melhor maneira de utilizar o potencial das mídias sociais para fazer negócios. 

Cada mídia social tem um objetivo diferente e por isso seus conteúdos tem que ir de acordo com o que seu público quer ver e no formato que gera maior engajamento na plataforma. 

É importante ressaltar que muitas vezes o conteúdo em si pode ser o mesmo no seu Blog, no Youtube e Instagram, porém a forma de entregar esse conteúdo será diferente em cada uma delas.

Acompanhe e Monitore suas ações e Resultados

É fundamental que você saiba analisar as métricas na hora de montar uma estratégias de conteúdo para as Redes Sociais. 

Ao realizar a análise dos dados coletados, é possível identificar qual tipo de conteúdo está tendo maior interação, assim fica mais fácil saber onde concentrar a energia na hora de produzir novos conteúdos.

Para que isso seja possível, é necessário contar com ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights. 

Você também precisa ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo, que tipos de conteúdo estão tendo maior relevância e assim conseguir ter ideias de como atingir seu público e ter maior interação.

Como Escolher a Rede Social que eu devo estar?

 Para isso não existe uma regra, mas você precisa levar alguns pontos em consideração para garantir que está presente onde realmente importa e tem resultados através de conteúdos na redes sociais certas. 

  • Onde está o seu público alvo?
  • Quais as Redes que seus concorrentes estão mais concentrados?
  • Quais conteúdos que eles estão postando e estão tendo melhores resultados?
  • Em que etapa do funil de vendas ela está?

Saber como responder essas perguntas irá ajudá-lo a definir qual rede social escolher para se relacionar com o seu público. 

Dicas para Produzir Conteúdo para as Mídias Sociais

A partir do momento que você já estabeleceu qual Rede Social atuar, é preciso criar conteúdos relevantes para ela. Sendo assim, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a ter um ótimo resultado.

  1. Entenda qual o tipo de conteúdo melhor se encaixa com cada rede social e faça testes.
  2. Avalie constantemente os resultados de cada postagem e verifique quais conteúdos tiveram melhor performance. Veja qual o tipo de conteúdo, o formato e faça pequenos ajustes para ir melhorando os resultados.
  3. Conteúdos para Redes Sociais devem ser simples e diretos. Evite termos muito técnicos e foque em benefícios que seu produto ou serviço oferecem.
  4. Mantenha consistência nas Redes sociais que você estiver presente, por trás disso reforça o compromisso que você tem inclusive nas pequenas coisas.
  5. Certifique-se de que seu conteúdo foi criado para o seu público alvo.
  6. Use uma comunicação simples e humana. Diversos estudos de marketing apontam que as pessoas se conectam melhor com marcas que usam a Brand Persona.
  7. Monte conteúdos interativos que requerem a participação do seu público alvo.
  8. Peça sugestões de conteúdos, veja os comentários e as principais dúvidas colocados lá.
  9. Sempre que possível utilize vídeos. Eles são mais bem aceitos pela maioria das pessoas.

Lembre-se de monitorar as Redes Sociais 

Essa dica é crucial para o sucesso da sua marca nas redes sociais, pois além de você conseguir ver quais são os conteúdos que estão tendo melhor desempenho, é possível ver o que as pessoas estão pensando sobre seus produtos e serviços.

Quando há alguma insatisfação, o cliente normalmente vai primeiro até a rede social da empresa para relatar o que aconteceu. Essa é uma forma de você antecipar e resolver possíveis problemas e garantir que seus clientes estejam sempre satisfeitos.

Reúna o máximo de informações para melhorar seus produtos, processos e serviços e monte planos de ação focados no que realmente importa.

Fazer o conteúdo internamente ou contratar uma empresa?


Não existe uma regra, cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens. Conheça cada uma delas.

Marketing de Conteúdo dentro da empresa

O Conteúdo produzido dentro da empresa é feito com muito mais aprofundamento, e isso permite que o conteúdo gere maior valor para a sua audiência. 

Agência especializada

A empresa contratante não se preocupa com despesas com recrutamento e seleção. Se é algo totalmente novo dentro da empresa, não irá passar pela curva de aprendizagem de utilização das Redes Sociais. 

Dentro das agências existem especialistas em cada área do Marketing Digital para ajudá-lo a implementar novas estratégias nas Redes Sociais.

Avalie e descubra qual opção irá trazer mais benefícios para a sua empresa na sua estratégia de posicionamento de marca e produção de conteúdo para Redes Sociais. Mas não deixe de implementar essa estratégia poderosa de Marketing. 


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