O “SEO On Page” também conhecido como SEO Para o Blog/Site é o processo de otimização do site/blog para ser encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca, e isso sendo feito com estratégias dentro do seu site.

E é isso que vamos aprender agora. Serão 10 dicas e estratégias de como ter o Blog 100% otimizado para ser encontrado entre as primeiras pesquisas nos mecanismos de busca pelo seu público alvo.

Leia este artigo até o final e descubra o que você precisa saber para estar entre os primeiros nos resultados de pesquisa no Google.

Boa Leitura!

#01 – Fazendo um Título TOP

Os títulos dos artigos, vídeos, e-mails… e todo tipo de postagem que você fizer, determinará o sucesso das suas ações.

O texto pode ser excelente, mas se o título não refletir a qualidade do texto as pessoas simplesmente não lerão, e isso é tudo que NÃO queremos!

Para entendermos como fazer um título ideal vamos dividir essa estratégia em duas partes.

1. Título para o Google: O título para o Google não deve ultrapassar 58 caracteres, pois possivelmente serão cortados da pesquisa, então faça um título objetivo para ser mostrado no Google, não esqueça de colocar a palavra-chave (a palavra principal que define o seu texto) neste título.

Ex.: Como Escrever Títulos Irresistíveis

2. Título para ser Exibido dentro do Blog: Já dentro do Blog você pode explorar um título maior, um título que faça com o que o leitor queira saber mais e leia até o final.

Ex.: Como Escrever Títulos Irresistíveis: 93 modelos de Títulos impossíveis de serem ignorados

 

Dica: Para ajudar na criação de títulos, você pode usar plug-ins que ajudam no SEO, indico dois: Yoast by SEO ou All-in-One Seo Pack. Ambos vão te ajudar para escrever o título no tamanho ideal.

 

#02 – Atenção com a URL

Essa é uma dica muito simples, mas que faz muita diferença.

Devemos ter atenção com a URL, que é o endereço eletrônico da postagem de cada artigo.

Essa URL deve ser amigável para que o leitor rapidamente possa identificar sobre o que é o artigo, pois o Google colocará em negrito caso os termos pesquisados sejam iguais.

Para editar, basta fazer isso no WordPress, logo abaixo do título, no item chamado “link permanente”.

 

#03 – Meta Descrição

A Meta Descrição é o texto que aparece logo abaixo do título na pesquisa do Google.

Ela será essencial para melhorar o posicionamento no ranking de pesquisa.

O objetivo deste texto é esclarecer sobre o que será o artigo que será clicado.

Vamos conhecer dicas para escrever uma excelente meta descrição

-Coloque a palavra-chave do seu texto;

-Use palavras que chamam a atenção do leitor;

-Faça a edição da meta descrição no plug-in de SEO que você escolheu usar.

 

#04 – Faça o Uso Correto das Palavras-Chave

Nos primórdios do Google, para que seu artigo ficasse bem ranqueado, bastava sair repetindo a palavra-chave no texto que possivelmente ele estaria na primeira página. O SEO evoluiu muito e isso não é mais possível de ser feito.

Contudo, as palavras-chave ainda tem sua importância para o SEO On Page, elas indicam tanto para o Google como para o usuário o que o seu texto diz e por isso, não podemos simplesmente abandona-las.

Vamos conhecer algumas dicas para o melhor uso das palavras-chave

-Faça o uso da palavra-chave principal do texto nas 150 primeiras palavras;

-Coloque a palavra-chave em negrito no primeiro parágrafo;

-Repita a palavra-chave de forma natural, que se encaixe no texto;

Saiba o que seu público pesquisa

Essa dica é essencial, falo sempre dela. Use as ferramentas do Google Planejador de Palavras-Chave para descobrir o que seu público pesquisa e o Google Trends para descobrir a tendência desta palavra (se as pesquisas estão aumentando ou caindo).

Existem outras ferramentas, mas essas do Google te ajudarão muito, e o melhor… São gratuitas.

 

#05 – Palavras-Chave Relacionadas

Você já percebeu que quando fazemos uma pesquisa no Google, no final da página ele nos apresenta pesquisas relacionadas?

Podemos usar palavras-chave relacionadas para nos ajudar nisso, e também para melhorar o posicionamento do SEO.

As palavras relacionadas farão com que nosso artigo fique mais natural, sem aquela aparência de estar forçando o SEO para a palavra-chave.

E isso é identificado pelo Google que busca a melhor experiência para os usuários.

Dessa forma, seu site tende a ficar melhor posicionado. Use essa ferramenta para encontras as palavras relacionadas. Keyword Tool.

Dica: O site http://moz.com possui diversas ferramentas que te ajudarão no SEO e o uso correto das palavras-chave, não deixe de verificar.

 

#06 – Organize O Artigo Usando Os Cabeçalhos

Os cabeçalhos ou “headers” são usados para melhor organização do texto, criando uma hierarquia entre os conteúdos e uma estrutura de tópicos.

Eles proporcionam uma melhor experiência de leitura para os visitantes do seu Blog. E como o Google procura isso, seu site tende a se posicionar melhor.

Dica: Os cabeçalhos podem ser feitos como mini títulos, contendo a palavra-chave e as palavras relacionadas, ajudando o Google a identificar o seu conteúdo o que melhora o posicionamento, porém, cuidado com os exageros.

 

#07 – O Conteúdo é Tudo

O conteúdo de excelência é o que fará com o leitor leia todo o artigo e possivelmente compartilhe nas Redes Sociais.

De nada adiantará se você fizer “o dever de casa” do SEO On Page e ter um conteúdo ruim.

Os visitantes deixarão seu Blog logo na leitura das primeiras linhas.

Dica: Para ajudar no posicionamento do SEO, distribua a palavra-chave e as palavras relacionadas ao longo do texto sempre buscando a naturalidade na leitura, forçar nunca.

Dica 2: Textos mais longos tendem ser melhor posicionados, então escreva textos com no mínimo 1200 palavras.

 

#08 – Use Links de Dois Tipos (Internos e Externos)

Um Blog trata de assuntos específicos de um nicho de mercado, e muitos desses assuntos se complementam e você pode apontar links internos no seu artigo para outros artigos que tratam de assuntos complementares.

Até aqui, eu fiz isso algumas vezes neste artigo, quando quis mostrar pra você conteúdos complementares para escrever títulos e sobre o Marketing de Conteúdo.

Os Links internos ajudam muito no SEO On Page, pois indicam para o Google que seu Blog é rico naquele conteúdo, e o usuário ficará satisfeito com seu Blog.

O mesmo se aplica aos links externos para sites de grande autoridade no assunto. Neste artigo, indiquei pra você o site http://moz.com que é uma autoridade no assunto SEO.

 

#09 – Organize o Blog para Melhor Experiência do Visitante

Possivelmente você já visitou um Blog que te deixou totalmente perdido dentro dele.

Sem saber onde estão as coisas, com vários banners, anúncios…

Como foi sua experiência? Boa? Aposto que não.

E claro que você não deseja isso para o visitante do seu Blog! Vamos ver algumas dicas de como organizar o Blog para melhor experiência do visitante:

Use as Categorias: Os artigos devem ser organizados em categorias específicas para a palavra-chave do assunto, isso ajuda ao usuário e ao Google identificar melhor seu Blog.

Tenha o link para Home Page no menu: As pessoas tendem a voltar para o Home quando gostam do Blog para buscar outros assuntos.

Cuidado com links quebrados: Links quebrados causam péssima impressão para o visitante, por isso, use plug-ins para verificar e corrigir.

Uma indicação é o Plug-in Broken Link Checker.

Erro 404 “Página não Encontrada”: Faça um redirecionamento para uma página personalizada para os casos de Erro 404, indico o plug-in Redirection para isso.

Aproveite esta oportunidade para enviar para a Home do Blog e divulgar seu trabalho.

Outras Dicas para Otimizar seu Blog

Tempo de Carregamento: verifique o tempo de carregamento do seu Blog, o ideal é que não demore mais do que 4 segundos.

Tamanho das imagens: Imagens muito grandes demoram muito pra carregar, verifique o tamanho antes.

Use o Plug-in SEO Frindly Images para otimizar suas imagens, atribua títulos a elas e uma descrição.

Responsividade: Garanta que o tema do seu blog possa ser visto em todas as plataformas (Computador, Notebook, Smartphones e Tablets).

 

#10 – Monitore seus Resultados

Desde o início das atividades do Blog você deve monitorar seus resultados. Para isso você pode usar o Google Analytics, outra ferramenta gratuita do Google que te permite ver tudo o que acontece com seu Blog.

Vamos conhecer pontos importantes que você precisa analisar

Aumento do tráfego orgânico: Verifique a evolução de visitas no seu site e de onde eles estão vindo.

Taxa de Rejeição: Mede os usuários que acessam e saem logo em seguida do seu site, quanto maior, pior é.

Tempo de visita: Quanto mais tempo os visitantes passarem no seu site, melhor é pra você. Pois os mecanismos de busca entenderão que seu Blog possui bom conteúdo.

Coloque em prática essas dicas e veja seu resultado com tráfego orgânico aumentar. Compartilhe comigo seus resultados e se você gostou deste artigo.

Sucesso!


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