Considerações para o corte a plasma em chapas de aço

consideraçoes-para-o-corte-a-plasma-em-chapas-de-aço
O corte a plasma é um processo de secção de metais que cresce constantemente no mercado, em razão, principalmente, de sua velocidade e precisão para executar a operação. O método já recebeu muitos avanços tecnológicos ao longo do tempo. Hoje, é utilizado um bico com orifício para, em alta temperatura, constringir o gás ionizado para realizar o corte.
Para que aconteça o rompimento de metais, é necessário atentar-se a algumas considerações importantes. Elas devem ser usadas para alcançar qualidade e segurança em todo o processo.
Medidas de corte a plasma
O corte a plasma precisa ser feito com extrema cautela, afinal, é uma operação que não permite voltar atrás quando há erros. Sendo assim, verifique muito bem os comandos e tamanhos exigidos antes de começar o procedimento.
A máquina de corte a plasma é capaz de efetuar serviços que atendem espessuras com bitolas de até duas polegadas. Mas as recentes atualizações tecnológicas do processo possibilitam a perfuração em metais com 75 mm de espessura e corte de metais de 160 mm.
Compreensão dos processos
Para o corte a plasma acontecer corretamente, são necessários equipamentos de suma importância. Além disso, é preciso compreender suas funções, bem como as etapas de funcionamento. Alguns acessórios são:
- Fonte geradora de energia alimentada por eletricidade;
- Gás que será ionizado (meio condutor do arco elétrico). Para definir qual irá utilizar, é interessante optar pelos gases mais comuns: ar comprimido, hidrogênio, oxigênio, argônio e nitrogênio;
- Tocha plasma. Ela é responsável por fornecer o alinhamento e o arrefecimento correto às tochas e consumíveis plasma;
- Grampo terra para fechar o circuito elétrico.
Cuidados fundamentais
A temperatura é uma grande aliada do processo de corte a plasma, por isso, o trabalho é tão rápido. Por outro lado, ela também pode ser vilã, quando não são tomados os devidos cuidados em relação ao procedimento.
O corte a plasma gera muito calor, deixando resíduos que precisam ser controlados. Desse modo, é fundamental que o operador utilize Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPI’s. Isso evita a ocorrência de acidentes com o calor, com as chamas e até com os consumíveis para plasma.
Vantagens do corte a plasma
Como dissemos, o corte a plasma está entre os principais processos para cortar metais. Isso porque apresenta excelente qualidade de corte, maior produtividade, alta segurança e menor custo por peça. Ou seja, com despesas mais baixas e produções mais altas, a lucratividade é uma consequência natural.