Entenda mais sobre o uso das áreas comuns de condomínios
Para desfrutar de toda a estrutura que seu condomínio proporciona, é importante fazer o bom uso das áreas comuns. As ações positivas e colaboração dos moradores são fundamentais, principalmente quando falamos em Lei do Silêncio.
Para tanto, entender as regras do regimento interno é extremamente importante. Procure saber sobre, mesmo quando você ainda estiver com apartamento na planta.
Assim, você pode aproveitar todos os benefícios que sua moradia oferece e bons momentos em família. Claro, sem qualquer desgaste com os demais condôminos.
Agendamento de horários
Os horários de uso das áreas comuns são os principais motivos de dúvidas e desentendimentos entre residentes de apartamentos SP.
Quando não há organização, as datas desejadas por diferentes moradores podem coincidir. As normas devem estar presentes no regulamento interno para que as pessoas possam pensar com antecedência em eventos possíveis.
Sempre é válido verificar se existem taxas para reserva ou outra responsabilidade relacionada a questões de limpeza e presença de convidados. Quadras, playground e demais áreas de lazer normalmente apresentam horário fixo para utilização.
Conservação e limpeza do local
É normal que os moradores tenham deveres para ajudar na conservação e higiene das áreas comuns.
As recomendações podem ser descritas em lugares de convivência e no manual do morador. Isso acontece de maneira particular em cada empreendimento.
Atestado médico para áreas como piscina
Grande parte dos condomínios exigem atestado médico para o uso de áreas como piscina. A regra visa manter a segurança e a saúde dos frequentadores. Ao contrário, pode haver contaminação, alergias e transmissão de vírus.
O uso inadequado e reparos nas instalações
O uso incorreto é capaz de causar danos às instalações. Como em alguns casos não se sabe os responsáveis, isso se torna problema do condomínio de maneira geral.
Muitas vezes, o regimento interno determina que qualquer prejuízo deve ser reparado pelo morador que fez a reserva.
Regras de silêncio
Está procurando apartamentos prontos para morar? Veja se as regras do empreendimento dialogam com suas ações.
Em condomínios, a norma sobre silêncio, que varia de lugar para lugar, deve estar bem esclarecida. E o bom senso é sempre importante nesse sentido. Assim, são prevenidas ações judiciais, definidas de acordo com os governos locais.
E isso não serve apenas para áreas comuns. Vale também para quando você estiver em sua própria residência. Hoje, muitos prédios contam com apartamento studio, que são imóveis com cômodos integrados.
Em razão de sua estrutura, os sons exagerados dos apartamentos vizinhos são perceptíveis.
Por fim, como foi possível perceber, o grande segredo é se informar sobre o regimento interno de seu condomínio. Assim, é possível evitar erros e tornar a convivência tranquila.