Entenda a importância do pilates no tratamento do câncer
O pilates é um conjunto de atividades com a finalidade de conectar mente e corpo, realizado no solo ou com equipamentos exclusivos, por exemplo, elástico extensor.
Atualmente, também é comprovada a importância da prática desses exercícios para os tratamentos do câncer.
Portanto, entenda melhor como funciona esse treinamento e quais os benefícios que pode oferecer para as pessoas que estão passando por esse tratamento.
O que é pilates?
O pilates é um conjunto de práticas físicas que promove aumento na qualidade de vida dos usuários, como também restaura a saúde de indivíduos em situações patológicas.
Esses exercícios podem ser realizados com auxílio do tapete yoga e possuem características suaves, sem alto impacto.
O treinamento é realizado de maneira passiva ou automática, com consciência, rigor técnico e precisão. Além disso, garante condicionamento físico, emagrecimento e definição muscular.
O pilates no tratamento ao câncer
A prática já foi comprovada sendo uma intervenção clínica segura e eficiente, melhorando e minimizando diversos sintomas que o tratamento pode apresentar, por exemplo, fraqueza muscular, fadiga, alterações posturais, amplitude de movimento ou diminuição da qualidade de vida.
O método tem como principal objetivo o controle mental e corporal, respeitando a individualidade, tornando-se possível a prática por diversas pessoas, independente das condições físicas, assim, conquista cada vez mais praticantes.
Esses exercícios são associados com a bola de pilates, utilizada para facilitar ou dificultar o movimento, variando entre cada atividade.
Os benefícios do pilates
Entre os benefícios proporcionados pelo pilates, estão: resistência, aumento da força muscular, equilíbrio, aumento da amplitude do movimento, coordenação motora, melhora da postura, circulação sanguínea, redução de dores e melhora na capacidade funcional.
O fisioterapeuta, habilitado para atuar na área de pilates, utiliza o kit super band para execução das atividades.
Por isso, para os pacientes em tratamento de câncer que queiram realizar esse treinamento, o recomendado é buscar ajuda de fisioterapeutas com experiência nessa área.
Além disso, para pacientes com câncer, é fundamental buscar por profissionais que tenham convívio com práticas de pilates, mas que também possuam especialização na área de oncologia. O pilates é uma prática que cresce cada dia mais, assim, possui diversos benefícios para o bem-estar das pessoas. No entanto, antes de realizar esses exercícios, é importante passar por uma avaliação para identificar incapacidades e traçar objetivos.