Veja como são feitas as chapas de aço
As chapas de aço são um dos itens mais versáteis de todo o mercado, facilitando a obra de muitas pessoas em construções de casas, prédios, ou com a finalidade de fazer parte da produção em grandes empresas. Isso porque são materiais que podem ser utilizados em diferentes segmentos com eficiência.
Existem muitos modelos de chapas de aço, cada uma com sua finalidade. Mas, você já parou para pensar como são feitos esse tipo de material?
Caso queira saber como é o processo de fabricação das chapas de aço, dentre outras informações, acompanhe o artigo a seguir. Tiramos todas as possíveis dúvidas que possam surgir na sua mente a partir desse assunto.
Como é o processo de fabricação das chapas de aço?
O processo de fabricação destas chapas e tubos de aço segue características específicas para permitir a ampla utilização do aço.
A produção das chapas inicia-se na mineração. Após ser extraído, o minério é colocado no forno de alta temperatura da siderúrgica, sendo transformado em ferro gusa (produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário).
Esse procedimento consegue eliminar outros tipos de componentes, como terra e demais impurezas impróprias do ferro, que de certa forma, prejudicaram a finalização das chapas se não fossem removidos. Após isso, com a matéria-prima pronta, podemos obter diversos modelos de aço para diferentes finalidades industriais.
Chapas expandidas
As chapas expandidas são um destaque por conta de sua rentabilidade. Para quem busca um ótimo produto com um custo acessível, elas são as melhores escolhas, além da garantia de versatilidade do produto. Outro ponto forte dessa chapa são os cortes especiais que ajudam a evitar o acúmulo de resíduos e sua superfície antiderrapante.
É o metal com a melhor performance de resistência e durabilidade dentro desse nicho, aliando economia e produtividade na aplicação. O seu formato expandido em malhas losangulares é indicado para as mais variadas situações por conta de sua versatilidade. Pode ser utilizado em indústrias automotivas, construções civis ou até mesmo em serralherias.
Chapas recalcadas
A chapa de aço recalcada é perfeita para diversas situações. Pois garantem segurança, resistência e eficiência em qualquer finalidade.
Esse tipo de chapa acaba passando por um processo chamado estampagem simétrico, que forma saliências geométricas organizadas na superfície do material. Esse trabalho é encontrado nas chapas de aço xadrez, por exemplo.
Chapas de aço perfuradas
As chapas perfuradas conquistaram um grande espaço no cotidiano das pessoas, em suas casas ou comércios locais, principalmente pelo seu valor estético. Não à toa, seu uso é bem comum na área de arquitetura e urbanismo, além das indústrias tradicionais.
O motivo desse sucesso se explica pelo fato desse modelo permitir quatro coisas importantes: entrada de luz, fluidez do som, visual mais leve e passagem de ar no ambiente em que forem instaladas.