Entenda o que é divórcio litigioso
Infelizmente, nem toda relação dura a vida toda. Em casos de término de matrimônios, existem duas opções possíveis para formalizar esse rompimento. No divórcio consensual, as partes anulam o casamento sem maiores complicações.0 Já no divórcio litigioso, quando uma das partes não concorda com o término, o interessado deve acionar um advogado civil para pedir pela separação judicialmente.
É comum que um dos cônjuges se oponha ao divórcio, não só por questões afetivas, mas por todo impacto que a decisão tende a causar na vida do casal. Nesses casos, o mais indicado é que seja consultado um profissional de direito civil para auxiliar no processo de divórcio, e instruir em relação à divisão de bens, pensão, entre outros detalhes.
Advogados especializados podem auxiliar em questões relacionadas a pensão alimentícia
Em relação às pensões, geralmente, quem determina o valor exato é o juiz. Se o casal tem filhos menores de 18 anos, o pai é obrigado a arcar com a pensão alimentícia de seu filho, que como sugere seu nome, é um valor para auxílio na alimentação e despesas básicas da criança ou do adolescente.
Caso o cliente busque um escritório de advocacia especializado, além de estipular o valor exato em juízo, o cliente evita que possíveis questões e dúvidas surjam quanto aos pagamentos, e tem maior facilidade quando for o momento de pedir a exoneração da pensão.
Atenção na divisão de bens
Como é sabido, para cada união, existe um modelo diferente de divisão de bens. No divórcio, tanto consensual quanto litigioso, esse modelo segue vigente, e em caso de dificuldade na partilha, o advogado de direito da família podem instruir seus clientes a buscarem opções confortáveis para ambos envolvidos, ou em último caso, acompanhar e defender seu cliente em juízo, pois é onde será tomada a decisão final.
Em suma, o processo de rompimento é sempre delicado, mas como imaginado, fica um pouco mais simples quando é feita a busca por profissionais especializados.
No caso do divórcio litigioso, é imprescindível que o envolvido busque por um advogado, para além de ter garantia de maior rapidez no processo, evite que uma série de situações ainda mais desagradáveis, aconteçam durante o mesmo.