Entenda a utilização de rebites no setor de construção civil
A construção civil é extremamente importante para a economia do Brasil. O setor apresenta grande potencial de se tornar um dos maiores meios de retomada econômica no país, após a pandemia. Sendo responsável, inclusive, por impactar o PIB e gerar milhares de empregos. Esse ramo de atividade utiliza amplamente elementos de fixação industrial, como os rebites, porcas e arruelas.
Os rebites e os demais fixadores são fundamentais para a execução de inúmeras atividades, principalmente para a fixação de chapas, barras e perfis metálicos. Esses itens garantem acabamento de qualidade e segurança. Entenda qual a relação deles com a construção civil.
Afinal, o que é rebite?
O rebite é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas de fixação industrial. É conhecido também como um fixador mecânico semi-permanente, disponível em variados modelos e tamanhos. Entre os materiais de produção mais comuns estão o cobre, o aço, o alumínio e o latão.
Antes de ser aplicado, o rebite possui corpo em uma haste cilíndrica de metal, com a cabeça em uma das extremidades. A aplicação, no que lhe concerne, acontece por intermédio do achatamento de sua ponta em um orifício pré-perfurado. Os modelos de rebites mais usados e disponíveis no mercado são: rebite de repuxo, rebite sólido, rebite semi-estrutural e rebite semi-tubular.
No entanto, há diversas outras categorias. É essencial que os profissionais responsáveis pela tarefa façam a escolha minuciosa dessas peças. Isso porque os distintos tipos de rebites são recomendados para específicas aplicações.
Rebites e fixadores mais empregados na construção civil
O uso de rebites tem o objetivo de unir materiais, de forma que ele não seja desfeito. Por isso, é bastante utilizado na construção civil. É uma solução simples, barata, com fácil reparo e controle de qualidade. Ainda pode ser aplicado em materiais que não são passíveis de soldagem.
Além do rebite e da rebitadeira, existem outros fixadores industriais imprescindíveis na construção civil. Tais como parafusos, porcas sextavadas, barras roscadas, buchas de nylon e arruela lisas.
Cuidados na aplicação de elementos de fixação
Por fim, listamos certos cuidados que devem ser adotados ao fazer a utilização de fixadores industriais.
- Utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- Não aperte os parafusos exageradamente;
- Procure usar rebitadeiras manuais para fixar rebites;
- Use ferramentas, como as chaves de fenda, adequadas para cada peça.
Conhecendo as principais funções dos rebites, bem como outros elementos de fixação industrial, é possível usufruir dos benefícios que eles oferecem.