Quando usar um aparelho auditivo?
Nem sempre é fácil encontrar os acessórios para aparelho auditivo, mas saiba que se atualmente ainda é complicado, imagine no período em que ele era uma novidade na sociedade.
Os aparelhos auditivos estão presentes em nossa história por mais de 100 anos e surgiram durante o período da guerra civil americana, quando soldados sofreram sequelas e perderam a audição. Dois dos principais nomes relacionados a criação do aparelho auditivo são Thomas Edison e Graham Bell.
Mesmo depois dessa magnífica invenção, ainda assim é preciso saber quem deve ou não usar um aparelho auditivo. Confira a seguir algumas dúvidas sobre a utilização de um aparelho auditivo.
Quando usar um aparelho auditivo?
Os aparelhos auditivos são indicados para todas as pessoas que apresentam um grau elevado de perda auditiva e que não podem ser tratadas com procedimentos médicos ou cirúrgicos.
Por muitos anos, os médicos consideravam o aparelho auditivo uma alternativa somente para casos extremos de surdez. Mesmo que fossem identificados casos de perda auditiva leve ou moderada em decorrência da idade, ou outros fatores, esse não era um motivo de grande atenção ou preocupação dos profissionais, pois era algo considerado normal.
Com o advento da tecnologia e do avanço dos estudos, foi possível desmistificar essa ideia de que as causas da perda auditiva eram “normais” e que, ainda assim, merecem atenção.
Cuidados que devem ser tomados ao utilizar um aparelho auditivo
O aparelho auditivo não é um objeto com durabilidade infinita, dependendo do modelo que você comprar, será preciso encontrar pilha para aparelho auditivo ou até bateria específica para este produto.
Também é importante manter uma rotina de limpeza adequada, para isso existe o Kit limpeza Aparelho Auditivo e várias outras possibilidades no mercado para manter a limpeza do aparelho auditivo.
Sempre é indicado usar um aparelho auditivo?
Depende. Existem casos e casos para poder indicar a utilização de um aparelho. Na situação da perda auditiva unilateral, pode ter que usar o aparelho, mas ainda assim existem outras possibilidades.
Vale lembrar que é importante consultar um médico para identificar o grau da sua perda auditiva para indicar o melhor tratamento. Uma perda parcial pode ser solucionada com um aparelho comum, mas em casos mais extremos, são indicados aparelhos mais complexos.