É necessário a limpeza de fossa séptica?
A fossa séptica é extremamente importante para um bom saneamento básico, principalmente se tratando de casas localizadas em zonas rurais. Essas fossas são responsáveis por realizar o tratamento da água que vem dos vasos sanitários, ralos, pias de cozinhas, banheiros e lavanderias. Isso faz com que a água saia da fossa mais limpa, causando menos impacto ambiental.
A limpeza de fossa feita por uma desentupidora de esgoto 24h é fundamental para seu bom funcionamento. Deixar de cuidar corretamente desse tipo de estrutura pode acarretar vários problemas, principalmente o acúmulo de lodo e bactérias perigosas, que geram riscos de infecção.
A seguir, saiba mais sobre a importância de garantir uma boa limpeza em uma fossa séptica, além de ficar por dentro de como funciona essa parte dos serviços de desentupidoras. Acompanhe o artigo!
Quando devo fazer a limpeza de fossa séptica?
O intervalo de tempo que uma fossa precisa ser limpa é a dúvida de muitas pessoas. Na realidade, não existe uma resposta concreta para isso, mas no mínimo, é recomendado uma limpeza com hidrojateamento 24h ao menos 1 vez por ano.
Uma dica para saber a hora de contratar um serviço de limpa fossa é ficar atento na quantidade de rejeitos sólidos presentes no local, sempre considerando os números de habitantes em uma casa ou local de trabalho. Dessa forma, sempre que a fossa aparentar cheia de substâncias sólidas, é a hora de realizar a limpeza com a ajuda de profissionais.
Como a limpeza profissional é feita?
A principal intenção de uma limpeza de fossa feita por uma empresa que esgota fossa é a retirada de lodo excessivo que se concentra no fundo da estrutura. Sendo assim, existem alguns passos importantes a serem efetuados com segurança.
É imprescindível que a empresa desentupidora contratada deixe a fossa por alguns minutos destampada antes de iniciar os serviços. Isso é necessário para que os gases retidos no local sejam liberados, já que são gases químicos que podem trazer riscos sérios à saúde de pessoas e animais.
Após isso, todo material retirado é sugado para um local apropriado, geralmente em um caminhão pipa que realiza os serviços de hidrojateamento. Outra dica importante é não retirar 100% do lodo concentrado na fossa, pois ele de certa forma, ajuda no tratamento regular de esgoto, para que tudo siga normal mesmo após a limpeza.
O que acontece se não realizar a limpeza de fossa séptica com profissionais?
Deixar de limpar a fossa nos intervalos corretos, pode fazer com que ela transborde, trazendo odor desagradável para as casas das pessoas e riscos sérios de saúde por infecção bacteriana. Além disso, a falta de higiene nesses locais pode contaminar o solo, que muitas vezes é usado como fonte de água potável nas áreas rurais.
Por esse motivo, sempre opte por serviços de desentupidoras qualificadas e com segurança de saneamento básico. Assim, você sempre terá a realização das limpezas de fossas da maneira correta e com a higiene necessária, pelo bem da sua saúde e do meio ambiente também.