Galeria do Rock SP
Com certeza você já ouviu falar da Galeria do Rock, em São Paulo, mas você conhece a histórias e curiosidades desse que é considerado um dos locais mais democráticos da cidade de São Paulo?
Vamos contar um pouco mais aqui nesta postagem, fique ligado.
O início do projeto
Foi na década de 50 que Maria Bardelli, Siffredi e Beijamin Citron se uniram para criar o projeto que ofereceria espaços comerciais para o Centro de São Paulo. No texto que anuncia o projeto publicado no Jornal Estado de São Paulo em 1960 dizia: “O maior centro comercial de São Paulo”… (…)Concepção arquitetônica inteiramente nova”…(…)Grandiosas ruas cobertas, materiais e detalhes construtivos de alta categoria”.
O resultado disso foi o maior sucesso de vendas da cidade na época. Investidores e empresários arremataram as unidades em um único dia.
A Galeria do Rock já se mostra vanguardista desde sua concepção nos anos 1050. O projeto da construção e arquitetônico foi comandado por uma mulher, Maria Bardelli.
E a todos que passavam por aqui ofereceu-se um passeio artístico feito por Bramante Buffoni, que criou os mosaicos dos pisos de cada andar, e o curioso painel central no piso térreo, representando mulheres de quatro etnias diferentes.
Será que Buffoni, através de sua sensibilidade artística, já sabia que aqui se instalaria toda a diversidade que vive nos corredores da Galeria atualmente?
- Números atuais da Galeria do Rock
- Fluxo: média de 510 mil pessoas por mês.
- Compras: 224 mil atendimentos por mês.
- Faturamento médio bruto por mês (lojas, sem considerar lojas prestadoras de serviços): R$ 8.960.000,00
- Empregos diretos – condomínio: 50
- Empregos diretos – lojas: 1.450
- Empregos indiretos – lojas e condomínio: 1.880.
Hoje o prédio tem todas as certificações necessárias e exigidas pelos órgãos municipais, estaduais e federais. Toda a parte elétrica foi trocada por cabeamento novo, que também obedecem toda a certificação nacional e internacional.
As duas escadas rolantes e os dois elevadores são completamente novos e com sistema que gera energia através da frenagem de sua cabine armazenada em uma bateria que devolve a rede elétrica do prédio.
Temos sistema de sprinkler em cobre por todo o prédio para prevenir incêndios. Além disso, em busca da eficiência energética, foram instalados painéis de energia fotovoltaica na cobertura do prédio, alcançando a marca de cerca de 10% da energia comum.