Quesitos do Carnaval de SP

O tradicional desfile das escolas de samba de São Paulo foi adiado para abril em 2022 por causa dos altos índices de casos da variante Ômicron do coronavírus nos meses de janeiro e fevereiro.
Com isso, as escolas irão desfilar no sambódromo do Anhembi nos dias 21, 22, 23 e 29 de abril, entre grupo de acesso, especial e desfile das campeãs.
A cidade, porém, não liberou os desfiles de blocos de rua maiores, apenas alguns menores irão desfilar sem grande estrutura e com condições especiais. Confira os nove quesitos avaliados pelo júri no Anhembi:

Harmonia
Esse quesito analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
Samba-enredo
No samba-enredo, o jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. A melodia deve causar nos componentes da escola a vontade de evoluir, dançar e cantar.
Bateria
O questio bateria avalia o desempenho dos ritmistas da escola e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo da escola.
Existem alguns instrumentos que são obrigatórios e é importante que tudo esteja alinhado e afinado.
Também é considerada a “ousadia na performance musical”, como a bossa, a paradinha, o breque, o apagão, a convenção e a virada.
Alegoria
Esse quisto julga os carros alegóricos, a beleza e a relação com o enredo da agremiação. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.
Comissão de Frente
Você sabia que a coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios? A saudação ao público e a apresentação da escola são eles. Os jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende às exigências. Devem ter no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.
Enredo
Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias.
É preciso, também, que o jurado e o público consigam fazer uma leitura fácil da apresentação da escola.
Fantasia
Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.

Mestre-sala e porta-bandeira
Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a beleza dos movimentos e, também, a das fantasias.
Evolução
Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr demais para cumprir o tempo do desfile.