Porque Balneário Camboriú tem tantos prédios altos?

A cidade de Balneário Camboriú é uma das que mais recebem turistas no Brasil a região Sul. Movimentada o ano todo e com várias baladas e praias, ela recebe não somente visitantes brasileiros, mas também de diversos outros países do mundo.
BC, como é conhecida pelos catarinenses e seus frequentadores, se destaca de outros destinos do país por causa dos altos arranha-céus na orla de sua praia principal, a Central.
O porquê de tão alto?

Agora, você já se perguntou o motivo da cidade ter tantos prédios e de altura tão grande? Vamos tentar entender a evolução de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A cidade tem dois dos três edifícios prontos com maior altura do país, segundo o site The Skyscraper Center.
“Os prédios de luxo, as torres, têm muito a ver com o perfil da cidade, esse turismo. Para o público D e C, já tinham prédios mais simples [anteriormente]. A cidade começou a se destacar, as empreiteiras grandes quiseram se especializar no público A e B”, diz a historiadora Mariana Schilickmann, em entrevista ao portal G1, da Globo.
Segundo especialistas no setor, essa é uma tendência que deve se manter e ainda tem muito a se desenvolver na cidade, por incrível que pareça para quem passa na frente e vê os enormes prédios quase tocando o céu.
Motivos
O turismo se desenvolveu muito na cidade, aliado a isso, o tamanho limitado da cidade que antes era um destino da vizinha Camboriú. Por isso, a cidade cresceu verticalmente.
Isso também acelerou a compra de apartamentos por investidores, gerando ainda mais vontade nas grandes construtoras de fazer obras cada vez mais ousadas.
“Para o turismo, precisa ter espaço, mais segurança. Algumas das construções mais antigas vêm essa tradição. Nos prédios, uma coisa vai puxando a outra. A arquitetura chama a atenção, que chama turismo. O turismo chama as pessoas, que vêm e querem ficar”, resumiu a historiadora.
O primeiro prédio de BC

Segundo a historiadora, o Edifício Elaine foi o primeiro prédio residencial construído na cidade. Ele tinha quatro andares e não possuía elevadores. Ele data de 1959.
Antes dele, o destaque da cidade em termos de prédio alto era o Hotel Fischer, inaugurado em 1957, é considerado o primeiro de luxo de Balneário Camboriú, conforme o livro. “Foi construído em duas etapas.
Primeiro, tinha quatro andares. Na segunda etapa, nos anos 1970, teve mais de 10 andares”, afirma a historiadora.