O que são propriedades mecânicas?

O comportamento mecânico de alguns materiais reflete na sua relação entre a deformação ou uma força aplicada. Dentre diversas propriedades mecânicas que geram curiosidades nas pessoas, podemos citar a resistência mecânica, rigidez, dureza e a ductilidade como as mais importantes.
Os valores de referência das propriedades mecânicas dos aditivos plásticos, por exemplo, são gerados a partir de ensaios realizados em um laboratório, sempre em condições padronizadas, é claro. Enquanto isso nas aplicações práticas os materiais não estão sujeitos a um tipo de deformação simples e contínua, além de estarem submetidos a alguns fatores ambientais.
Saiba mais a seguir sobre quais são as principais propriedades mecânicas e a função delas. Confira:
Propriedades mecânicas com temperatura
Existe uma relação das propriedades mecânicas com a temperatura e a velocidade de deformação de um material com análise térmica. Para entender o comportamento físico das propriedades mecânicas, você precisa ao menos saber o básico sobre a tensão-deformação de materiais plásticos em geral.
Por isso que existem 3 termos relacionados às principais propriedades mecânicas: tensão, deformação e alongamento. A tensão é um tipo de força aplicada que serve para produzir um certo tipo de deformação em uma área unitária de uma amostra de ensaio. É um tipo de carga aplicada em uma área de seção transversal.
Já a deformação em si é uma relação de alongamento a respeito de seu comprimento original e o alongamento é o aumento do comprimento de um tipo de amostra de ensaio produzido por uma tensão de carga.
Tipos de deformação
Da mesma forma que são as tensões, as deformações podem ser classificadas em deformação de tração, compressão e cisalhamento. Existe uma outra chave de classificação bem importante, que divide as deformações em dois tipos:
• Elástica: mudança dimensional que desaparece com a retirada da força.
• Plástica ou permanente: alteração dimensional que não desaparece depois de removida a carga. O mais habitual é que, concomitantemente com as deformações plásticas, ocorra também um pouco de deformação elástica, motivo pelo qual se fala em “regime elasto-plástico”.
Limite de proporcionalidade e limite de elasticidade
Um limite de proporcionalidade em relação às propriedades mecânicas corresponde a uma tensão máxima em que é mantida a proporcionalidade entre a tensão explicada acima. Ou seja, esse limite corresponde à parte reta da curva de tensão e deformação.
Já o limite de elasticidade tem relação com a tensão máxima em que a deformação é elástica de forma exclusiva. Isso quer dizer que a espécie volta a apresentar sua dimensão original quando um tipo de carga é removida.
Em algumas situações o limite de elasticidade pode ser um pouco maior que o limite de proporcionalidade.