O que é o plano de saúde empresarial
Em um plano de saúde empresarial tanto os colaboradores quanto a família dos colaboradores podem usufruir do benefício. Ao contratarem esse benefício, o empregador deve ter em mente o bem-estar e a produtividade do colaborador.
Para ser possível manter um ambiente propício ao trabalho, muitos trabalhadores buscam empresas que proporcionem certos benefícios, como o da saúde. Embora não seja obrigatório, é uma maneira que muitas empresas utilizam para valorizar o trabalhador.
A adoção de um plano de saúde para empresas pode ser benéfico tanto para o empregador como para o seu colaborador.
O que é um plano de saúde empresarial?
Um plano de saúde empresarial visa garantir que todos os funcionários de uma empresa e todos os beneficiários contem com uma assistência médica.
É um benefício que pode ser pago de forma parcial ou integral pela empresa. Dependendo da empresa, no caso do plano parcial, o restante do benefício, ou seja, as parcelas que não são cobertas pela empresa, são pagas pelo próprio funcionário ou beneficiário do plano.
Entenda como funciona um plano de saúde empresarial
Ao contratar um plano, a empresa deve estar atenta a alguns detalhes como o tempo de carência. Mas o que é carência? Carência é o tempo necessário para um beneficiário poder começar a utilizar o plano e as coberturas previstas no contrato.
Essa é uma maneira de evitar que o plano seja contratado unicamente para um uso imediato e não prolongado. Contratar para o uso imediato teria um custo maior. O prazo de carência pode variar de convênio para convênio e conforme os procedimentos solicitados.
É importante ressaltar que dependendo da quantidade de beneficiários do plano, podem existir alguns benefícios. Vale a pena consultar o seu corretor de plano de saúde empresarial.
O que um plano de saúde empresarial pode cobrir?
Todos os serviços oferecidos pelo plano e contratados pela empresa ao entrar em contato com a corretora de saúde podem ou não necessitar de acréscimo no valor. Ou seja, dependendo do procedimento e do plano contratado, pode precisar pagar um acréscimo.
Existe também a opção de reembolso para certos procedimentos que não são cobertos pelo convênio. O valor concedido de reembolso pode ser visto ao realizar o contrato e ao contatar a empresa contratada. Dependendo do procedimento, pode haver o reembolso total ou parcial, consulte o seu plano para mais informações.
Alguns dos procedimentos que podem ser realizados em um plano de saúde empresarial são consultas, terapias, cirurgias, exames, internações, tratamentos como quimioterapia e hemodiálise, entre outros.
Dependendo do plano e do segmento escolhido pela empresa, a cobertura pode variar. Segundo a legislação, existem diferentes segmentos na cobertura de um plano de saúde empresarial. Alguns desses segmentos podem ser ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia e odontológico.
Cada um desses segmentos tem um valor específico, portanto, antes de contratar um de saúde empresarial, consulte as suas coberturas e se ele atende às necessidades básicas dos beneficiários dele.