O que compõe a iluminação automotiva? Conheça alguns componentes
Todos os modelos de carro são compostos por centenas de acessórios, equipamentos, peças e sistemas. Entre as principais partes que compõem um veículo, encontram-se as peças de motor, a suspensão, a embreagem, o sistema de iluminação automotiva, entre outros.
A iluminação automotiva é composta por uma série de componentes diferentes, que trabalham de maneira integrada para fazer com que o carro funcione da maneira correta. Saiba o que compõe a iluminação automotiva e conheça alguns de seus componentes.
O que é a iluminação automotiva?
Como dito anteriormente, a iluminação automotiva é uma das muitas partes que compõem um carro. Ela é responsável por iluminar o caminho para o motorista e por sinalizar as funções do automóvel. Todos os seus componentes permitem desde funções mais simples, como iluminação do caminho através dos faróis, até sistemas de iluminação interna.
A iluminação automotiva é essencial para promover um funcionamento adequado do veículo. Assim como o câmbio e a suspensão do carro têm funções específicas, que se mostram essencial para o funcionamento do automóvel, os componentes da iluminação automotiva são essenciais para promover uma direção segura a todos os motoristas que circulam nas pistas.
Componentes da iluminação automotiva
De maneira geral, pode-se dizer que o sistema de iluminação automotiva é composto por três tipos de componentes: faróis, lanternas e luzes. Todos os carros são desenvolvidos e produzidos com autopeças padrão, como as que fazem parte desse sistema de iluminação.
Entre as peças que compõem o sistema de iluminação automotiva, encontram-se:
- Faróis principais;
- Faróis de neblina;
- Faróis de milha;
- Faróis auxiliares;
- Lanternas;
- Luzes diurnas;
- Luzes de direção;
As funções de cada componente
Os faróis, lanternas e luzes de um carro têm funções específicas. Todas agem de forma conjunta para iluminar ou para alertar outros motoristas sobre a presença e ações tomadas pelo veículo. O uso desses componentes durante a direção é obrigatório, podendo gerar multas em caso de não cumprimento da lei. Isso evidencia ainda mais a importância do sistema de iluminação automotiva.
Os faróis têm a função de iluminar o caminho para o motorista. Sejam faróis auxiliares, de milha, de neblina ou os principais, todos têm a função de tornar o caminho à frente do veículo visível para o motorista. Dessa forma, ajudam a diminuir os riscos de acidentes causados por falta de iluminação.
As lanternas de um veículo têm a função de servirem como alertas de presença, ou seja, informam aos outros motoristas sobre a presença do carro na pista. Elas podem ser encontradas na dianteira e na traseira do veículo. As lanternas traseiras têm a função de sinalizar as ações tomadas pelo veículo, podendo ser acompanhadas de luzes de direção e da luz de freio, a Break Light.
As luzes também possuem a função de ajudar na visibilidade do veículo para os outros carros. As luzes diurnas, por exemplo, têm a função de sinalizar os outros motoristas sobre a presença de determinado carro. Já as luzes de direção, também conhecidas como lanternas de seta, são responsáveis por informar aos outros motoristas sobre as mudanças de direção realizadas pelo veículo.