Conheça maneiras de descartar o óleo de cozinha corretamente
Além de poluente, o óleo de cozinha pode causar problemas na encanação de sua casa ou apartamento. Por ser denso, ainda que com a ajuda de produtos de limpeza para diluí-lo, o óleo após utilizado se solidifica e pode criar pedras ou crostas que podem obstruir a passagem de água nos canos. Além disso, caso mal descartado, ele pode infectar a água de rios e mares, tornando-se um problema ainda maior.
Por esse motivo, é essencial que seu descarte correto seja feito em pontos de coleta, ou locais específicos. Quando falamos sobre contaminação, nos referimos aos dados que revelam que até 25 mil litros de água podem ser contaminados caso 1 litro de óleo entre em contato com eles. Mediante aos fatos, falaremos sobre onde descartar seu óleo de cozinha.
Como e onde descartar o óleo de cozinha?
Após seu uso, o correto é colocá-lo em recipientes plásticos (como em potes e baldes de nutella vazios), ou garrafas, e levá-lo a algum ponto de descarte. Em alguns condomínios e bairros, há espaços destinados a essa coleta. Caso não seja possível encontrá-los, recomendamos que as garrafas sejam deixadas em ECOPONTOS, ou locais de coleta seletiva e reciclagem.
Algumas lojas, distribuidores de produtos de limpeza e restaurantes também recebem vidros de óleo usado. Por terem maior facilidade em acessar zonas de descarte, é viável que as mesmas recolham e destinem de maneira certa seu óleo de cozinha.
Seu descarte pode se tornar reaproveitável
Algumas saboeiras e cozinhas aceitam doações de óleo para fazer sabão caseiro de lavar roupa. A medida, além de sustentável, auxilia na renda de pessoas que comercializam o sabão, e podem assim acrescentar o valor a seu rendimento mensal.
Como citado, o importante é que o item seja despachado de forma correta, e não cause nenhuma espécie de problema tanto para sua casa, quanto para a água de todos.
Apresentadas as dicas, agora cabe ao leitor se atentar a qual destino de seu óleo de cozinha está recebendo, e conscientizar outras pessoas que possam não saber dessas informações. Todos ganham quando optamos por destinar nossos descartes para o local certo. Pratique essa ideia!