Escolas brasileiras podem concorrer a prêmios de US$ 50 mil
Escolas de todo o mundo se inscreveram até 1º de março para concorrer a 50 mil dólares no concurso internacional World’s Best School Prizes (em português, Prêmios Melhores Escolas do Mundo). As inscrições foram feitas on-line no site da premiação, organizada pela T4 Education, instituição britânica que atua com educação, e apoiada pela Fundação Lemann. Um dos jurados é o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, que, ao lado de outros especialistas renomados, decidirá quais escolas constroem “sociedades mais fortes”.
Os prêmios Melhores Escolas do Mundo foram lançados neste ano para criar uma nova plataforma com o objetivo de contar as histórias de escolas que estão transformando a vida de seus alunos e fazendo uma diferença real em suas comunidades.
Efeitos do coronavírus
A pandemia desencadeou a maior crise que a educação já enfrentou, com mais de 1,5 bilhão de alunos impactados pelo fechamento de escolas e universidades. Mesmo antes da crise sanitária, a ONU (Organização das Nações Unidas) já havia alertado que não havia progresso o suficiente para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de educação de qualidade para todos até 2030.
A premiação busca construir mudanças sistêmicas, permitindo que escolas inspiradoras de todo o mundo compartilhem suas melhores práticas e ajudem outras a replicar suas soluções inovadoras.
O prêmio está dividido em cinco categorias
- Colaboração comunitária: escolas que colaboram e desenvolvem parcerias com sua comunidade na busca por uma abordagem infantil integral baseada na equidade e inclusão.
- Ação ambiental: escolas engajadas com soluções para o aquecimento global e a crise climática, que tenham como uma de suas prioridades ajudar os alunos a protegerem seus futuros.
- Inovação: escolas que contam com alguma ferramenta ou prática inovadora que ajude a impulsionar acesso, qualidade e relevância na educação, especialmente para crianças mais vulneráveis.
- Superação de adversidades: escolas que desenvolvem habilidades emocionais junto às crianças, apoiando o crescimento pessoal e a resiliência dos alunos e a própria escola enquanto parte da comunidade.
- Apoiando vidas saudáveis: escolas que oferecem acesso e oportunidades para estudantes e funcionários desenvolverem hábitos e comportamentos saudáveis, incluindo saúde mental, física, nutricional etc., de maneira planejada, integrada e sustentável.
- As três finalistas de cada categoria serão anunciadas em setembro de 2022, quando haverá a votação do público e dos jurados. A celebração das vencedoras será em outubro de 2022.
- Os prêmios estão abertos a todas as escolas que trabalham com alunos na etapa da escolaridade obrigatória e que estão legalmente registradas no Ministério da Educação, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.