5 fatores a considerar ao contratar agência de Marketing Digital
As estratégias de marketing digital passaram de tendência para uma verdadeira e perceptível necessidade das empresas. Afinal, traz uma série de benefícios, que engloba o aumento das vendas até o famoso branding, que diz respeito à imagem da instituição no mercado.
No entanto, isso só acontece quando o serviço é feito por uma agência de marketing qualificada, com profissionais capacitados. Sendo assim, veja o que ponderar antes de fechar a contratação!
Defina seus objetivos e serviços necessários
Vá até seu plano de negócios e veja os objetivos de marketing para o ano. O tamanho das suas demandas, expectativas e necessidades vão definir quais serviços a agência precisa oferecer. Bem como seu porte, especialidades e tempo de contrato.
Isso, sem dúvidas, faz a diferença. Pode ser que sua marca precise de um marketing de performance ou então de um trabalho especializado em SEO, por exemplo.
Pesquisa o histórico da agência
Por mais óbvio que seja, é crucial pesquisar sobre o histórico e a reputação da empresa que está sendo analisada. Para isso, sugerimos focar em tais pontos:
- Serviços que foram agregados com o tempo, focando em como a empresa começou e se atualizou;
- Normalmente, as agências de marketing digital qualificadas são parceiras ou são certificadas por empresas como Hubspot, Google e Resultados Digitais.
- Premiações: premiação é uma forma de recompensa e reconhecimento que dão credibilidade para as agências, sendo um ponto de referência para o público;
- Notícias na mídia: dê uma olhada no Google e nos portais de notícia para procurar material relevante.
Dialogue com outros clientes
É possível aprofundar ainda mais essa pesquisa entrando em contato com clientes atendidos pelas agências que você está considerando. Esse diálogo deve tratar sobre a relação das empresas com as agências, dos resultados alcançados, da satisfação e por aí vai.
Ou seja, tudo o que possa contribuir para sua visão.
Cheque os canais de comunicação da agência
Nada mais justo do que avaliar como a agência de marketing do seu próprio marketing digital, não é mesmo? Procure pontos fortes e fracos em todos seus canais de comunicação e relacionamento na internet, como site, blog, redes sociais e estratégias de SEO.
Pondere os valores
Claro, precisamos considerar os valores. Mas não pense apenas com o bolso. Preços mais baixos, comumente praticados por pequenas empresas e profissionais autônomos, são atraentes. No entanto, muitas vezes, eles não garantem capacidade de atendimento e entrega de resultados eficazes. O que precisa ser valorizado é o custo-benefício.