Conheça os tipos de aditivos e saiba para que eles servem
Para que um veículo ou determinadas levas tenham mais qualidade e vida útil mais extensa, alguns produtos são utilizados, entre eles podemos citar os aditivos e o óleo de motor. Este último, por exemplo, garante a viscosidade correta em um veículo ou máquina, para que sempre funcione com segurança e qualidade.
Esses óleos lubrificantes são uma mistura de óleos básicos com aditivos que fazem tais produtos terem essas funcionalidades.
Muitas pessoas possuem certas curiosidades a respeito dos aditivos, para que servem e como funcionam. Os aditivos são produtos capazes de fazer um certo tipo de “nutrição” em objetos ou alimentos. Eles aumentam a qualidade de determinado produto para que faça algo ainda melhor em algum local.
Acompanhe o artigo a seguir e saiba mais sobre os aditivos e suas funcionalidades em diferentes aplicações. Confira:
Entenda melhor o que são aditivos
Os aditivos para lubrificantes e viscosidade, são tipos de substâncias químicas adicionados a óleos simples e básicos, que possuem o poder de intensificar suas características, minimizando propriedades indesejáveis e evitando certos danos em motores.
Tais produtos, mesmo que utilizados em pequenas quantidades, conseguem transformar as propriedades dos lubrificantes. Existem vários tipos dessas substâncias, como: estabilizantes para polimeros, aditivos antiestaticos para polimeros, condutivos, aditivos regenerativos, etc.
Antioxidantes
Produtos antioxidantes são tipos de aditivos, sendo os principais utilizados na categoria de lubrificantes para máquinas e motores. Como o nome já explica, esses materiais servem para que não ocorra a oxidação de certo material, por estarem próximos do oxigênio.
Isso faz com que não seja permitida a oxidação e a degradação do lubrificante enquanto existir o aditivo.
Detergentes
Tais químicas são usados na lubrificação de motores distintos. Sua principal função é evitar a formação de resíduos de carbono que podem surgir durante uma combustão.
Por esse motivo, o detergente é aquele aditivo famoso e conhecido por manter a limpeza correta do motor.
Antiespumantes
Esses aditivos, como o próprio nome já diz, evitam a formação de espumas em determinados materiais.
Quando o óleo de Aldina máquina ou automóvel é agitado ligeiramente, de forma muito rápida e inesperada, existe a chance de formação de pequenas bolhas que resultarão em espumas.
Esse aditivo desfaz essas bolhas no mesmo momento que elas chegam à superfície do óleo. A formação de espuma acelera o processo de oxidação do lubrificante, retém mais calor e pode gerar problemas de aeração e cavitação no sistema.