Comprovante de vacinação
É, a pandemia que achamos que iria durar apenas alguns dias ou meses ainda está ativa. E para isso devemos seguir todas as orientações dos órgãos de saúde do Brasil e do mundo. Só assim contribuímos para conseguirmos vencer de vez essa doença.
A vacinação vem reduzindo de forma drástica as mortes pelas complicações causadas pelo novo coronavírus. Ela aumenta nossa resistência contra o vírus e está disponível para toda a população de forma escalonada: 1ª, 2ª e dose de reforço.
Certificado de vacinação
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Para o viajante
Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.
O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e apresenta informações com dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde.
Autenticação do documento
No contexto de segurança, o certificado poderá ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QRCode apresentado no documento. No momento, este documento é válido somente em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão.
A autenticação do documento pode ser realizada pelo leitor de QR Code do próprio aplicativo Conecte SUS, usando as câmeras nativas do dispositivo, ou pelo site Valida Certidão. Este serviço é gratuito para o cidadão.
Outras formas de ter o registro
Além do certificado emitido pelo Ministério da Saúde, há também outras formas de ter um comprovante vacinal válidos. Alguns governos estaduais e prefeituras criaram seu próprio aplicativo, como é o caso, por exemplo, do eSaúde SP, criado pela prefeitura da cidade de São Paulo.
Esses passaportes também são válidos em território nacional para entrar em shows, eventos, academias e outros locais que exigem esse documento.