A importância do link building nas estratégias de SEO
Cada vez mais exigentes, os buscadores, como o Google, analisam a reputação de um site por meio dos links externos. O denominado link building se trata de uma tática fundamental para o SEO, apontando links externos para suas páginas. Hoje, isso é crucial para o sucesso de qualquer e-commerce, site ou blog.
Entenda a importância do link building, como ele influencia na otimização de sites e a melhor forma de fazê-lo!
O que é a importância do link building
O link building consiste, basicamente, em uma série de estratégias com o intuito de construir links externos para uma página. Esses mesmos links apontam para um site, para melhorar a relevância e o ranqueamento dele nos mecanismos de busca.
E é claro que uma melhor posição nos mecanismos, naturalmente, gera mais tráfego. Um dos critérios principais para o bom posicionamento de um site são os links que recebe.
Por isso, trabalhar incessantemente pela construção de links é essencial para qualquer estratégia de SEO. O link building pode ser feito de diversas formas.
A influência da técnica no SEO
As últimas atualizações dos pesquisadores têm avaliado a relevância do site principalmente através dos links externos. Quanto mais links sua página tem, mais ela é definida como relevante, atingindo melhores posições.
Se você pretende conquistar uma maior audiência, portanto, deve criar sempre um bom conteúdo e lutar para ganhar mais links externos que apontam para seu site.
Como fazer link building?
Primeiramente, é válido ressaltar que seus clientes, parceiros e amigos têm maiores probabilidades de vincular um link para o site. Por isso, comece a prospecção por eles mesmo. Se você tem um conteúdo bom, certamente vai conseguir.
Outro caminho é produzir um texto exclusivo para ser postado em outro site, com links que apontem para o seu. Para tanto, é importante procurar por opções que atinjam o mesmo nicho que o seu e, então, oferecer os posts. É comum que proprietários de blogs aceitem esse tipo de divulgação, já que é um conteúdo exclusivo, e eles só precisam postar.
Contrate uma agência de SEO!
Estar bem ranqueado em buscadores, como o Bing e o Google, é uma exigência para qualquer negócio online conseguir uma maior audiência. Segundo levantamentos da instituição Abradi, 93% dos processos de compra online se iniciam nos buscadores. Portanto, nesse mercado, a máxima “quem não é visto não é lembrado” encaixa perfeitamente.
Fato é que, para estar no topo das pesquisas, faz-se necessário um projeto de SEO, para quem não quer aparecer por um curto período no Google Ads. Isso envolve um planejamento que engloba setores além do marketing. Ou seja, é um serviço que só uma agência de marketing digital qualificada pode fazer para resultados satisfatórios serem alcançados.