Como evitar alergias no frio
Essa onda de frio que está atingindo boa parte do Brasil tem muitos impactos no dia a dia da população. Seja em relação à saúde, à rotina diária, à alimentação ou outros inúmeros fatores que podemos listar aqui. Com a chegada do frio, normalmente as pessoas alérgicas registram uma piora das suas condições, tanto respiratórias quanto de pele. O inverno é o tipo de estação que a maioria da população brasileira não gosta.
“As alergias respiratórias, como sinusites e asma, pioram neste período porque é um momento de baixa umidade do ar, de alterações bruscas de temperatura e do aumento da poluição atmosférica”, explica a Dra. Brianna Nicolette, alergista e imunologista pela USP. O frio, naturalmente, já causa mais irritação na nossa pele, mas para as pessoas que sofrem com alergias, esse período é ainda pior. Pela previsão meteorológica, essa onda de frio deve durar mais alguns dias em boa parte do país.
Roupas guardadas por muito tempo
Um dos fatores que agrava essa situação é o uso de roupas e casacos de lãs, cobertores, entre diversos outros itens que ficaram guardados por muito tempo nos armários e gavetas. Esse costume de guardar as roupas dessa maneira favorece o acúmulo de ácaros e outros causadores de crises alérgicas.
“As alergias de pele, como a dermatite atópica e a urticária, também têm impacto nos dias mais frios”, explica a Dra. Brianna. “Nesse caso, os fatores mais prejudiciais nessa época do ano são a baixa umidade relativa do ar e o aumento na temperatura dos banhos, fatores que ressecam ainda mais a pele dos pacientes.”
Pessoas que têm alergias de pele possuem uma deficiência na barreira cutânea, ou seja, o organismo não consegue manter a pele hidratada por muito tempo, ela fica mais ressecada. “Por isso, o banho quente, para essas pessoas, é altamente prejudicial, pois a água em altas temperaturas remove o óleo natural da pele, deixando-a mais ressecada e sem proteção”, explica.
Siga essas dicas:
- Mantenha os ambientes da sua casa bem ventilados
- Lave todas as roupas de inverno antes de utilizá-las
- Beba bastante água para manter a hidratação
- Prefira banho mornos e que não durem muito
- Aplique cremes hidratantes adequados para seu tipo de pele
- Evite que seu cachorrinho ou gatinha durma em sua cama
- Tome sol, sempre que possível