5 dicas para escolher a escola particular do seu filho
O início de um novo semestre também é o momento perfeito para refletir sobre o estudo da escola particular de seu filho. Afinal, o colégio é o ambiente no qual os pequenos passam a maior parte de seu dia e, além disso, refletem diretamente em alguns caminhos que a vida acadêmica e profissional dos mesmos pode tomar.
Portanto, para te ajudar a escolher a melhor escola particular ensino fundamental e médio para seu filho, selecionamos 5 dicas práticas e úteis. Continue lendo e já separa a caneta para anotar as dicas!
1. Proposta pedagógica
Durante a sua pesquisa por colégios particulares na região de sua residência, indicamos que você conheça a proposta pedagógica de cada um deles. Deste modo, você ficará por dentro da conduta adotada pela instituição de ensino, quais são os materiais didáticos utilizados, a metodologia e também como os alunos serão avaliados.
Recomendamos que você conheça a proposta pedagógica de mais de uma escola, assim, você poderá escolher qual mais agrada a você e ao seu filho. Legal, né?
2. Infraestrutura do colégio
A grande maioria das escolas particulares conseguem oferecer uma infraestrutura muito bacana para os alunos – um dos principais pontos que diferenciam uma escola particular de uma pública.
No entanto, para se certificar de que a infraestrutura da escola particular realmente possui qualidade, não deixe de fazer uma visita ao espaço físico do colégio. Todos os ambientes importam, considerando que eles irão fazer parte do dia a dia do aluno!
Atividades extracurriculares
Um bom colégio infantil costuma oferecer atividades extracurriculares para os alunos, como natação e ginástica artística, por exemplo. Caso esse tipo de atividade seja uma prioridade para você na educação de seu filho, é indispensável que você conheça quais atividades são oferecidas no colégio que você cogita fazer a matrícula. Combinado?
4. Valores e bolsa de estudos
Felizmente, muitos colégios de educação infantil oferecem bolsas de estudos para os alunos – programa muito importante para que alunos com condições financeiras menores possam ter acesso a uma educação de qualidade, não é mesmo?
Sendo assim, não deixe de verificar os valores da matrícula, materiais didáticos e mensalidade da escola particular. Além disso, você também pode conhecer quais bolsas de estudos são oferecidas pelo colégio.
5. Corpo docente
Por último, mas não menos importante, é fundamental que você conheça o corpo docente da escola antes de fazer a matrícula do aluno. Assim, você garante o profissionalismo e capacitação dos professores e da direção do colégio em São Paulo e em outras localidades!